11 de julho de 2011

Benefícios Psicológicos



Autoconfiança/auto-estima:
Ter controle sobre um animal muito maior e mais forte do que o praticante faz com que a autoconfiança se processe, o eu o torna mais grandioso para ele. A confiança passa a ser adquirida gradualmente. Participar de eventos e apresentações aumentam o desafio. A sensação de ser capaz, de poder realizar bem alguma coisa, pode ser considerada uma tarefa muito fácil para pessoas ditas “normais”, mas para um portador de deficiência isso o fortalece e ele se sentirá uma pessoa normal, capaz. A pessoa especial começa a ver que ela própria tem controle sobre o mundo, controle esse associado a força do cavalo que ela monta, favorecendo também, a melhora da auto-estima.
           
Bem estar:
O fato de a equoterapia ser realizado em um ambiente natural, ao ar livre, longe dos hospitais, das clinicas, das salas de terapia ou da própria casa, ajuda a promover uma sensação generalizada de bem estar, o eu é um fator importante na recuperação.
           
Estimula o interesse no mundo exterior:
Devidos as deficiências, algumas crianças ficam confinadas em um mundo que tende a reduzir sua amplitude. Quando o praticante descobre o mundo que o rodeia sobre o cavalo, o sentido da vida se transforma, seus interesses se modificam, os exercícios ficam mais interessantes quando feitos sobre o dorso do cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário