21 de julho de 2011

Hora do Banho


Após os exercícios ou depois de uma longa caminhada, o banho é sempre a melhor maneira de refrescar e relaxar. Além de higiênico, ele proporciona conforto e descontração ao animal, aliviando as tensões físicas e mentais provocadas pela atividade física. Para os cavalos, a palavra banho significa limpeza e bem-estar. Para os donos, é um momento de lazer e sintonia com o animal.
Para ajudá-los a aplicar corretamente todas as técnicas de limpeza e massageamento em seu cavalo, preparamos algumas que podem ser facilmente empregadas por você no dia-a-dia. Aproveite!
O banho ideal dura em média de 15 a 20 minutos. A escovação na ducha deve ser diária, pois é higiênica e saudável. O shampoo pode ser aplicado somente uma vez por semana.
Comece o banho sempre de baixo para cima. Molhe bem as patas, depois passe para as pernas, e bem devagar, molhe a barriga em toda sua extensão. Suba o esguicho para a garupa e siga vagarosamente em direção à cernelha.
Limpe a parte de cima dos cascos com um escova de plástico, depois levante a pata do animal e limpe com muito cuidado a ranilha, pois é uma parte bastante sensível. Em seguida enxágüe bem.
Depois de molhar o pescoço, passe para a cabeça. É indispensável limpar o focinho, o chanfro e a ganacha. Mas tudo muito suavemente. Se o cavalo não permitir que você use a escova, tente uma esponja ou use simplesmente as mãos.
Para lavar a cabeça do animal, diminua a pressão da água dobrando a mangueira ao meio. Deixe a água escorrer entre as orelhas. Se o animal estiver assustado, deixe ele olhar a ducha por algum tempo e depois repita o processo.
As orelhas não podem ser lavadas internamente, por isso tome cuidado com o esguicho. Use um chumaço de algodão e um pouquinho de óleo para remover a cera das orelhas.
Não jogue água nas narinas. Use uma esponja macia ou simplesmente a mão.
No banho com shampoo, use um balde com três partes de água para uma de shampoo. Mergulhe a luva (ou esponja) na mistura e vá passando sobre todo o corpo do animal, sempre em movimentos circulares.
Não esqueça da crina e da cauda. Após lavar a cabeça do animal, vire a crina toda para um lado e use a escova para desembaraçar. Coloque a cauda de molho no balde com água e shampoo e depois use as mãos para lavar. Se necessário, use a escova para desembaraçar.
Para terminar o banho, pegue o escorredor e passe pelo corpo inteiro do animal, de cima para baixo, acompanhando o sentido da musculatura.
Conforme ele for secando, penteie a crina e a cauda várias vezes, até que ambas fiquem bem soltas e desembaraçadas.
Para massagear o cavalo, passe a luva ou a escova em movimentos circulares, pois desta forma você estará relaxando a musculatura e ativando a circulação sangüínea do seu animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário