8 de setembro de 2011

A Equipe de Equoterapia


O praticante que vem encaminhado para a equoterapia deverá ser avaliado por um médico responsável (ou da equipe ou por seu próprio médico), com o objetivo de indicar ou contra-indicar a prática de equoterapia. Ele também dará respaldo a equipe de equoterapia, tanto nos aspectos clínicos como na alta do praticante.
A composição da equipe deve ser levada em consideração o Programa de equoterapia a ser executados, a finalidade do programa e os objetivos a serem atingidos.
O praticante em tratamento conta com o acompanhamento de uma equipe que se encaixa, no momento, mais na interdisciplinaridade (diferentes profissionais que trabalham juntos ao mesmo tempo, cada um em sua disciplina, mas com objetivo geral semelhante), com alguns momentos de transdisciplinaridade (um profissional atua em diversas disciplinas com o mesmo praticante).
Esta pode ser formada por:

Profissionais da área da saúde:
Fisioterapeuta
Fonoaudiólogo
Psicólogo
Terapeuta Ocupacional
Psicomotricista
Médico

Profissionais da área de educação:
Pedagogo
Psicopedagogo
Professor de Educação Física

Profissionais da área da Equitação e do trato animal:
Instrutor de Equitação
Auxiliar-guia
Tratador
Veterinário
Zootecnista

O praticante é avaliado pela equipe e a partir disso é elaborado um programa especial e definido em seus objetivos. As sessões são individuais e tem duração média de 30 minutos cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário