17 de novembro de 2011

Ativação Sensoperceptiva


Em nível sensoperceptivo o cavalo irá contribuir na estimulação dos sistemas vestibular, somatossensorial, proprioceptivo, visual e auditivo no paciente.
No sistema visual, o cavalo promoverá a mudança do ponto de observação do paciente, pois, montado, sua visualização do ambiente é de totalmente diferente do habitual. O paciente perceberá o “mundo” no mínimo a 180º graus, olhando no mesmo nível ou por cima, nunca por baixo, o que traz benefícios psíquicos, principalmente a visão tridimensional, garantindo melhor aprendizado gnósio visual. É importante salientar também, que sendo uma terapia cinética, um mesmo “objetivo visual” adquire diversos contornos conforme a mudança do ponto de observação.
No sistema auditivo e vestibular, a audição está relacionada com a cinética, pois da mesma forma que a visão, a percepção auditiva modifica-se também com o movimento. A ritmicidade do passo associado ao movimento é organizada do sistema vestibulolabiríntico, o que, além de melhorar o equilíbrio, auxilia, junto com a percepção visual, a “construção” da organização espaço-temporal.
No sistema somatossensorial, a estimulação tátil em todo corpo do paciente, desencadeada pelo cavalo e pelo movimento, possibilita uma nova concepção de sua consciência corporal é uma nova percepção de movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário