13 de novembro de 2012

Cuide-se: a vida pode ser doce


 Nesta quarta-feira (14), reservamos o dia para ficar de olho nas formas de prevenção e controle de uma doença que é a quarta maior causa mundial de morte: o Diabetes. A cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem diabetes.
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que existam 366 milhões de pessoas com a doença em todo o mundo. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
O diabetes tipo 1 (DM1) atinge principalmente crianças e adolescentes. O DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena). Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
Sabe-se que o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.

As pessoas que descobrem ser portadoras da doença, com tratamento adequado, conseguem ter uma vida saudável. Porém, é melhor prevenir. Cuide-se: a vida pode ser doce.

Fonte: Instituto da Criança com Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário