20 de fevereiro de 2013

Brasil possui maior rebanho de equinos da América Latina

A produção de cavalos no Brasil movimenta R$ 7,3 bilhões, o país possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados aos muares (mulas) e asininos (asnos) são 8 milhões de cabeças. O rebanho envolve mais de 30 segmentos, distribuídos entre insumos, criação e destinação final e compõe a base do chamado Complexo do Agronegócio Cavalo, responsável pela geração de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos.

Na região Sudeste é que se concentra a maior população brasileira de equinos, logo em seguida aparecem às regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte. Destaque para o Nordeste, que além de equinos, concentra maior registro de asininos e muares.

O Brasil é o oitavo maior exportador de carne equina. No Brasil não há a cultura de consumo de carne de cavalo. A produção de carne de equídeos destina-se, quase que exclusivamente, ao comércio internacional. A União Europeia e o Japão são os principais importadores da carne de cavalo brasileira, também consumida nos Estados Unidos. O Brasil exporta cerca de US$ 30 milhões/ano.

Fonte: ABTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário