21 de fevereiro de 2013

Família Equidae, muito prazer!

Os equídeos são mamíferos ungulados pertencentes à família Equidae e gênero Equus. O grupo inclui animais importantes para o homem, como o cavalo, o pônei, o asno ou burro, e selvagens como as zebras. São ungulados perissodáctilos com um só dedo funcional, e têm por tipo o cavalo. A mula é um híbrido entre cavalo e jumento e pertence também ao gênero Equus embora não constitua uma espécie.

Os equídeos foram usados unicamente como meio de transporte durante muitos anos, eles têm conquistado outras áreas de atuação, com forte tendência para lazer, esportes e até terapia. Os equinos também são considerados animais de companhia. Uma de suas principais funções, contudo, continua sendo o trabalho diário nas atividades agropecuárias, onde aproximadamente cinco milhões de animais são utilizados, principalmente, para o manejo do gado bovino.

A criação de uma estrutura compatível com as exigências legais do Ministério da Agricultura, que comumente fiscaliza o cumprimento das normas contidas no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), sobre defesa sanitária animal é um dos desafios para o desenvolvimento do setor equídeo no Brasil.

O Ministério da Agricultura investe também na formulação de políticas públicas para garantir o fortalecimento da equideocultura nacional, como desenvolvimento de linhas de crédito; incentivo a acordos internacionais; estudos e pesquisas e apoio e difusão de eventos relacionados ao setor.

Fonte: ABTB e Wikipédia - Foto: Info Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário