9 de fevereiro de 2013

Três respostas importantes sobre a Síndrome de Down

O que é síndrome de down? 
Síndrome de down (sd) é uma alteração genético que acarreta um atraso do desenvolvimento, tanto das funções motoras do corpo, como das funções mentais. Um bebê com sd é pouco ativo, molinho, o que chamamos hipotonia. A hipotonia diminui com o tempo, e a criança vai conquistando, embora mais tarde que as outras, as diversas etapas do desenvolvimento: sustentar a cabeça, virar-se na cama, engatinhar, sentar, andar e falar.  A forma de se nomear as pessoas que nascem com a trissomia 21 é: pessoas com síndrome de down.




Qualquer casal pode ter um filho com essa síndrome? 
Sim, qualquer casal pode ter filho com sd, não importando sua raça, credo ou condição social. Entretanto, a chance de nascer um bebê com sd é maior quando a mãe tem mais de 40 anos.


Existe cura? 
Até o momento, não há cura, embora no mundo inteiro se façam pesquisas nesse sentido. A sd é uma anomalia das próprias células, e não existem drogas, vacinas, remédios, escolas ou técnicas milagrosas capazes de curá-la. Atualmente, são realizados programas de estimulação precoce que visam, favorecer o desenvolvimento motor e intelectual das crianças com sd. Estes programas indicam melhoras no desempenho da criança durante os primeiros anos de vida. A estimulação precoce não é a cura da sd, mas fornece as oportunidades para o desenvolvimento dos potenciais da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário