13 de março de 2013

Alterações cromossômicas

Entenda o que é cada uma dessas alterações cromossômicas:

Down
É provocada por uma cópia extra do cromossomo 21. Pode provocar deficiência intelectual, defeitos cardíacos ou em outros órgãos, perda de audição ou visão.

Klinefelter
Ocorre por uma cópia extra do cromossomo X e afeta apenas os meninos. Pode dar atraso na fala e outras dificuldades de aprendizagem, infertilidade e altura maior que o normal.

Turner
Acontece por uma falta na cópia do cromossomo X (é chamada também de Monossomia X) e atinge apenas as meninas. Elas são mais baixas, podem ter defeitos cardíacos ou renais, problemas de audição, dificuldades de aprendizagem e infertilidade.

Edwards
É causada por uma cópia extra do cromossomo 18. Leva a uma deficiência intelectual severa, problemas no crescimento, defeitos graves no cérebro, coração e outros órgãos. Muitos bebês morrem antes do nascimento ou até 1 ano de vida.

Patau
Ocorre por uma cópia extra do cromossomo 13. Provoca deficiência intelectual severa, defeitos graves do cérebro e outros órgãos. Muitos bebês morrem antes do nascimento ou até 1 ano de vida.

Triplo X
Acontece por uma cópia extra do cromossomo X e afeta apenas as meninas. Elas podem ter dificuldades de aprendizagem e ser mais altas que a média. Algumas têm problemas emocionais que podem exigir tratamento. A maioria, porém, não apresenta sintomas ou só tem sinais leves.

*Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário