3 de março de 2013

Melhorando e adaptando, segunda parte


Amigos, com a ajuda da Vanessa vamos  ver hoje a segunda parte das terminologias indicadas para as palavras serem usadas de maneira correta e coerente, para que não haja frustrações ou cause algum desconforto as pessoas com necessidades especiais. 

11. Deficientes Físicos (Quando se referir a pessoas com qualquer tipo de deficiência)
Termo correto: pessoas com deficiência (sem especificar o tipo de deficiência).

12. Deficiência Mental Leve, Moderada, Severa, Profunda
Termo correto: deficiência intelectual (sem especificar nível de comprometimento). A partir da Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual, aprovada em 6/10/04 pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2004), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o termo “deficiência mental” passou a ser “deficiência intelectual”. Antes, em 1992, a então Associação Americana sobre Deficiência Mental (AAMR, em inglês) adotou uma nova conceituação da deficiência intelectual (até então denominada “deficiência mental”), considerando-a não mais como um traço absoluto da pessoa que a tem e sim como um atributo que interage com o seu meio ambiente físico e humano, o qual deve adaptar-se às necessidades especiais dessa pessoa, provendo-lhe o apoio intermitente, limitado, extensivo ou permanente de que ela necessita para funcionar em 10 áreas de habilidades adaptativas: comunicação, autocuidado, habilidades sociais, vida familiar, uso comunitário, autonomia, saúde e segurança, funcionalidade acadêmica, lazer e trabalho. A AAMR, em reunião de novembro de 2006, decidiu que, a partir de 1°/1/07, passará a chamar-se Associação Americana sobre Deficiências Intelectual e de Desenvolvimento (AAIDD, em inglês). A classificação em leve, moderada, severa e profunda foi instituída pela OMS em 1968 e perdurou até 2004.

13. Deficiente Mental (Quando se referir a uma pessoa com transtorno mental)
Termos corretos: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico. Consultar BRASIL (2001), “lei sobre os direitos das pessoas com transtorno mental".

14. Doente Mental (Quando se referir a uma pessoa com Deficiência Intelectual)
Termo correto: pessoa com deficiência intelectual (esta deficiência ainda é conhecida como deficiência mental). O termo deficiente, usado como substantivo (por ex.: o deficiente intelectual), tende a desaparecer, exceto em títulos de matérias jornalísticas por motivo de economia de espaço.

15. “Ela é cega, mas mora sozinha.”
Na frase acima há um preconceito embutido: ‘Todo cego não é capaz de morar sozinho’. Frase correta: “Ela é cega e mora sozinha”.

Fonte: Diário de uma mãe especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário