29 de maio de 2013

Ferraduras: qual utilizar?

A escolha da ferradura 

Dependendo do tipo de modalidade, escolhemos a ferradura do animal. 
Em todos os casos de ferrageamento é importante verificarmos o tamanho da ferradura, pois ela deve sempre cobrir o casco todo . Observamos muitos problemas em animais que usam ferraduras apertadas. Imagine você com um sapato apertado nos pés. O seu rendimento nunca será satisfatório.Sempre devemos moldar o ferro para o casco e nunca o casco no ferro.

Colocação de Cravos:
Devemos escolher o tipo de cravo de acordo com o tamanho da ferradura e do casco do animal em questão. A altura dos cravos não pode ser acima de 2/3 do comprimento da parede do casco. Os cravos da pinça são da mesma altura ou mais altos que dos quartos e talões.

Ferraduras mais utilizadas em cavalos de esporte são:

Ferradura Oval: Utilizada em casos de: Síndrome do navicular; animais com quartelas longas e animais com cascos achinelados.



Ferradura de Balanço (Rocker Toe)
Alivia o stress nos tendões flexores e auxilia em animais que se alcançam aumentando a velocidade do voo do casco nos membros anteriores. Essencial para animais submetidos a longas caminhadas.

Ferradura de Pinça Rolada (Roled Toe)
Basicamente possue o mesmo efeito da ferradura de balanço. Utilizadas em cavalos de provas rápidas e também em ferraduras de esbarro.

Ferradura com Extensão Lateral / Medial
Utilizadas em casos de animais com casco desbalanceados.

Ferradura de Talões Estendidos
Utilizadas em animais que têm uma angulação do eixo podo-falangeano mais baixa. Promove um melhor apoio na parte posterior do casco.


Ferradura com Trailer (Virola ou Asa)
Utilizada nos cascos posteriores de animais com conformação de jarretes de vaca. Também em animais com movimentação lateral do jarrete (rodam os posteriores quando andam).

Ferradura de Pinça Reta
Utilizadas em animais com cascos muito pontudos. Melhoram o ponto de quebra do casco e auxilia na movimentação fazendo com que o casco saia reto do chão. Pode ser usada tanto nos anteriores quanto nos posteriores.

Ferraduras de Peso
Utilizadas em cavalos American Trotter e American Seddlebred. Aumentam a animação da andadura do animal e auxiliam no equilíbrio e retificação do andamento.

Fonte: Universidade do Cavalo via Kaio Zago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário