29 de maio de 2013

Jogos equestres Mundiais 2014

Em 2014, entre 23 de agosto e 7 de setembro, a Normandia recebe a 7ª edição dos Alletch FEI Jogos Equestres Mundiais que ocorrem a cada quatro anos e definem os campeões mundiais em sete modalidades: Salto, Adestramento, Adestramento Paraequestre, Concurso Completo, Rédeas, Volteio, Enduro e Atrelagem. A expectativa é receber 1000 cavaleiros e amazonas e 1000 cavalos de 60 países. O público esperado é de 500 mil pessoas. O nome do mascote e chefe de torcida dos jogos é NORMAN.

O Adestramento Paraequestre é a 8ª disciplina esportiva da Federação Equestre Internacional (FEI), sendo praticado por pessoas com deficiências.



As categorias de atletas
Objetivando agrupar tipos de deficiência semelhante, os atletas paraequestre são divididos em quatro classes: Grau I (Ia e Ib), Grau II, Grau III e Grau IV.
Os profissionais que trabalham com o Adestramento Paraequestre – terapeutas, fisioterapeutas e professores de equitação – é que avaliam o atleta para definir o perfil funcional que ele pertence e enquadra-lo em uma das quatro classes (graus).
No Grau Ia o atleta faz sua reprise ao passo; no Grau Ib se apresenta no passo e trote; no Grau III o atleta compete no passo, trote e galope e no Grau IV faz sua apresentação no passo, trote e galope com trabalho lateral.

Grau IA e IB - Fazem parte deste grupo “cadeirantes” (usuários de cadeiras de rodas) com pouco controle do tronco ou comprometimento da função nos quatro membros ou com ausência de controle de tronco e boa funcionalidade nos membros superiores, ou controle de tronco moderado com comprometimento severo nos quatro membros.

Grau II – Nesta classe estão cadeirantes ou aqueles com comprometimento locomotor severo, envolvendo tronco e com boa a razoável funcionalidade dos membros superiores ou atletas que possuem comprometimento unilateral severo. Geralmente estes atletas são capazes de andar sem ajuda. A classe engloba, ainda, pessoas com comprometimento unilateral moderado, comprometimento moderado nos quatro membros ou comprometimento severo dos braços. Cegos totais de ambos os olhos também fazem parte desta classe.

Grau III – Nesta classe estão as pessoas que são capazes de andar sem auxílio, mas que possuem comprometimento unilateral moderado, comprometimento moderado nos quatro membros ou comprometimento severo dos braços. Cegos totais de ambos os olhos também fazem parte desta classe.

Grau IV – É a classe que engloba atletas que possuem um ou dois membros comprometidos ou com alguma deficiência visual.


Com informações Brasil  e Equoterapia e Equitação Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário