7 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra paralisia começa amanhã


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) será realizada de 8 a 21 de junho. Em Varginha, a Secretaria de Saúde Varginha pretende vacinar 7.212 crianças a partir dos 6 meses até os menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias). Nestes dias pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde mais próximos de suas residências com a caderneta de vacinação da criança.
A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade. Neste ano, a Campanha foi dividida em dois momentos: no sábado (8), em todas as unidades e no domingo (16) apenas em três unidades. De 10 a 14, cinco postos de vacinações funcionarão na Zona Rural, a partir das 8 horas. 

O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba.

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário