24 de abril de 2014

Equitação Lúdica

 Equitação Lúdica é uma prática que destina-se a crianças de dois a oito anos de idade, e tem por objetivo estimular o desenvolvimento psicomotor das mesmas através de atividades lúdicas e educacionais, ou seja, ativa áreas do cérebro responsáveis pelo desempenho educacional e possibilita melhorias físicas, mentais e de comportamento, além de buscar as potencialidades de cada um, aperfeiçoar suas habilidades motoras e trabalhar a autoconfiança.
Essa equitação é direcionada para crianças com desenvolvimento global regular que são hiperativas, ansiosas, tem falta de concentração, precisam corrigir a postura, melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e também o desempenho educacional. 
Essa equitação faz uso de diferentes artifícios, como brinquedos e jogos educativos, para estimular a criança, que terá o cavalo como referencial.
Ao utilizarmos os cavalos e suas rotinas é possível criar várias situações que favoreçam o desenvolvimento biopsicossocial das crianças, além de iniciar a introdução dos alunos ás práticas equestres.
O ato de oferecer equitação lúdica enquanto um estimulo para crianças de dois a oito anos de idade á extremamente favorável ao seu desenvolvimento global visto que neste período a plasticidade cerebral é imensa, favorecendo o aprendizado de qualquer habilidade. Além disso, a possibilidade de tocar, brincar, alimentar e conduzir um cavalo contribui para o desenvolvimento da autoestima e segurança da criança. 
A equitação lúdica é uma atividade física desenvolvida ao ar livre, em íntimo contato com a natureza, representando ainda uma possibilidade de se trabalhar disciplina, responsabilidade e respeito pelos animais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário