24 de junho de 2014

Por quê o uso do cavalo na equoterapia?

Motivos físicos: Ao passo, o cavalo realiza um balanço tridimensional, ou seja, frente e trás, um lado e outro e para cima e para baixo – ao mesmo tempo, assemelhando-se ao movimento que se assemelha ao passo humano. Esses estímulos são transmitidos repetidamente para o Sistema Nervoso Central do praticante, desencadeando respostas positivas como melhoria do equilíbrio corporal, adequação do tônus muscular e estimulação do desenvolvimento motor para adquirir maior independência funcional.
Motivos psicológicos: O contato com o cavalo, desperta no praticante uma relação de amizade, cumplicidade e afeto pelo animal, onde esses amigos irão compartilhar novas conquistas e superar novos desafios. O ambiente natural favorece  uma paz interior o encontro consigo mesmo, podendo-se aliviar o stress, desenvolver a auto-confiança e segurança, onde o praticante aprende a dominar as rédeas da própria vida e para o mundo!

Um comentário:

  1. Olá, sou o Cap Syllas, coordenador da equoterapia da cavalaria da PM de São Paulo, onde trabalho desde 2000.

    Tomo a liberdade de escrever para compartilhar um video que nossa equipe produziu sobre o movimento tridimensional, já visto e recomendado por profissionais como: M. Roberta Cantarelli, Sabrina Martinez, Cel Cazarim, Andrea Kober, Liana Santos, Ten Vasconcelos (Instrutor FEI) dentre outros. Segue o link abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=SLitnBm8SGs



    Se preferirem digitem "o movimento tridimensional do cavalo ao passo". Obrigado e espero ter o seu apoio para endosso e divulgação.

    Abraço

    ResponderExcluir