8 de julho de 2014

As orelhas dos cavalos falam

Além de emitirem sons como os relinchos, os cavalos utilizam as orelhas para se comunicar, tanto com outros cavalos quanto com humanos. Conhecer essa linguagem permite ao cavaleiro compreender as intenções do animal, assim como perceber a maneira com que o cavalo reage às suas ordens.
Fique atento, a observação das orelhas é essencial.
O cavalo é um animal muito sensível aos ruídos. Isso se deve ao fato desse animal ser presa, e não predador. Para facilitar a percepção de eventuais perigos, sua audição apurada foi fundamental para a permanência da espécie. Assim o cavalo se adaptou para facilitar sua percepção de eventuais perigos, o que foi essencial para a permanência da espécie.
Apesar de seu pavilhão auditivo ser móvel, a audição do cavalo possui uma sensibilidade semelhante à humana, porém percebe melhor os sons agudos, ouvindo até mesmo ultra-sons. O movimento das orelhas permite localizar a origem de sons e também revelar qual é o “seu estado de espírito”.

ORELHAS  PARA TRÁS
Quando o cavalo dirige sua orelha totalmente virada para trás, onde sua visão não alcança, está indicando sua desconfiança a respeito do que está ocorrendo em seu ponto cego. Se as duas orelhas estiverem voltadas para trás simultaneamente, mesmo que nenhum ruído tenha sido produzido, indica que este cavalo não está confiante e por isso fica inquieto.

ORELHAS  PARA TRÁS ABAIXADAS
Atenção! Essa posição das orelhas manifesta uma reação de agressão eminente. Ele pode estar tentando intimidar alguém (seja homem ou cavalo) ou apenas sinalizar um grande mau humor! Em caso de briga entre cavalos, as orelhas se colocam nessa posição. Quando o cavalo começa a abaixar as orelhas no trabalho, pode ser sinal de má vontade ou até mesmo de dor nas costas, razão pela qual ele não queira se mover.

ORELHAS PARA FRENTE
Já neste caso, quando as orelhas estão viradas para frente e atentas, revelam confiança e receptividade às ordens. Em um treino ou uma competição, o cavalo deve apresentar as orelhas nessa posição. Em uma pista de salto, ao se aproximar do obstáculo, orelhas para frente significam que o animal está atento, concentrado e pronto para responder as exigências do cavaleiro.

ORELHAS PARA VÁRIOS LADOS
Quando o cavalo move suas orelhas para vários lados, o que é uma situação muito comum de acontecer, é um sinal de que o animal ouviu ruídos de lugares diferentes ao mesmo tempo, ou o cavalo está em um local fechado, tentando localizar qual a origem do ruído.

UMA ORELHA PARA FRENTE, OUTRA PARA TRÁS
É um sinal de que o cavalo não está entendendo com clareza as intenções do cavaleiro, geralmente quando este ordena dois comandos contrários ao mesmo tempo. Neste tipo de caso, o melhor a ser feito é começar a utilizar comando de voz para cada ação que se pede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário