6 de agosto de 2014

Zooterapia: Animais a favor da saúde

A Zooterapia, também conhecida como Terapia Assistida por Animais, é uma ciência que tem como objetivo estudar a interação do homem com o animal, sob o ponto de vista terapêutico e educacional, para ajudar pessoas que sofrem com estresse, depressão, transtornos psicomotores e que passaram por grandes traumas – físicos ou psicológicos.
Entenda como cada animal pode ajudar no tratamento
Cachorros: esses bichinhos ajudam no tratamento de transtornos psicomotores, de humor e diminuem a ansiedade. Eles proporcionam momentos de alegria para a vida dos pacientes e estimulam jogos e brincadeiras de diversos tipos.


Gatos: eles ajudam a tratar pacientes introspectivos e que sofrem com a depressão. Os gatos também podem auxiliar no tratamento de pessoas com pouca mobilidade.

Cavalos: a equoterapia é indicada para pessoas hiperativas, que sofreram acidentes traumáticos ou que possuem doenças locomotoras. O movimento realizado pelo cavalo, além de fazer com que o paciente movimente os membros inferiores, estimula o cérebro, melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração.


É importante lembrar que outros animais, como tartarugas, peixes e pássaros, também são utilizados nesse tipo de tratamento e trazem benefícios significativos para a vida dos pacientes que passam pela Zooterapia.
Conheça os benefícios dessa terapia complementar
- Fortalece o sistema imunológico;
- Estimula a interação social;
-Fortalece a memória e trabalha o foco e a concentração. Além disso, melhora as capacidades motora, cognitiva e sensorial;
- Diminui o nível de estresse.
-Previne doenças cardiovasculares;
- Ajuda o paciente a recuperar a autoconfiança e a autoestima;

Nenhum comentário:

Postar um comentário