13 de janeiro de 2016

O inverno do cavalo


Existem vários fatores a ter em conta no que diz respeito à sobrevivência e bem-estar do seu cavalo durante o tempo frio de Inverno. É importante tomar as precauções adequadas porque é muito mais fácil (e barato) prevenir do que remediar.
Os fatores a ter em conta na época invernal são: a idade do cavalo, se vive dentro de portas ou no campo, se foi tosquiado, se existem bebedouros automáticos ou baldes...
Quando num dia gélido for dar a ração ou feno, lembre-se que uma grande parte da energia ingerida é utilizada para manter a temperatura do corpo e por esse motivo é importante fornecer uma dieta com um teor energético mais elevado. Outro fator a ter em consideração é o consumo de água. Vários estudos têm demonstrado que se a água for aquecida, o cavalo bebe muito mais. Por essa razão deve mudar-se várias vezes a água para que o cavalo beba mais.
Qualquer médico veterinário lhe dirá que a maior parte das cólicas que aparecem durante o Inverno, são provocadas por obstipação o que por sua vez é a consequência de não beber o suficiente; um pouco mais de trabalho agora é muito menos dispendioso do que a fatura do veterinário depois!
Se o seu cavalo passa muito tempo fora, então é muito importante construir-lhe um abrigo. Quando neva e chove, o abrigo providencia o único lugar seco – assegure-se de o construir num local plano com entrada virada a Sul, para apanhar o máximo de sol. O abrigo é um bom lugar para o alimentar e, se tiver uma cancela na entrada pode fechar o animal nos dias mais tempestuosos.
Se o cavalo tiver sido tosquiado é fundamental que passe o Inverno com a sua manta, impermeável e muito quente, se permanecer no exterior, e mais ligeira se estiver estabulado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário