Sobre

O Mundo Equo nasceu do sonho de transformar vidas a partir da aliança entre animais e homens. Foi esse o nosso desejo e que possibilitou a criação da Organização Não Governamental – Mundo Equo. Sediada em Varginha, a ONG oferece reabilitação para pacientes com necessidades especiais, necessidades educacionais e pacientes com distúrbios evolutivos comportamentais por meio da equoterapia, que é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como coadjuvante em um processo de desenvolvimento biopsicossocial. Atualmente, esse projeto atende cerca de 40 pessoas, entre crianças, adultos e idosos que tenham alguma deficiência física e ou mental, distúrbio do comportamento e dificuldade de socialização. Todo o trabalho é realizado, de forma gratuita.
A Equoterapia é desenvolvida ao ar livre, onde o indivíduo está inteiramente ligado e integrado á natureza, posicionando assim a execução de exercícios psicomotores, de recuperação e integração, completando as terapias tradicionais em clínicas e consultórios.
Atualmente é oferecido pela ONG o serviço de equoterapia: atividades lúdicas e prazerosas de reabilitação através do contato com o cavalo e com o próprio meio rural. O ato de montar acelera o processo terapêutico e faz com que a criança e/ou adulto se sinta livre e confiante sobre o domínio do animal.  Podemos destacar também a função psicológica, a qual o praticante se submete ao domar e se envolver com um animal de porte tão grande como um cavalo, além do atendimento fisioterápico para melhorar a qualidade do movimento do paciente. A sessão de equoterapia tem duração de 30 minutos cada
Os benefícios da Equoterapia são muitos: melhora no equilíbrio, coordenação motora, melhora na postura, alongamento e flexibilidade muscular, adequação (relaxamento ou aumento) do tônus muscular, dissociação de movimentos, consciência corporal: esquema e imagem corporal, interação dos sentidos (visual, oral, auditivo, tátil, proprioceptivo, vestibular e nutritivo), função intelectiva (cognição), melhora do apetite, digestão e deglutição, ganhos obtidos para as AVD’s, beneficio sociais (diminui a agressividade), autoconfiança/auto-estima, estimula o interesse no mundo exterior, bem estar.
A equoterapia é um dos raros métodos ou talvez o único que o praticante vivencia muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas. O trabalho ao ar livre diferencia este de muitos outros métodos, o que representa uma excelente oportunidade de transformar o ambiente da terapia e oferecer ao praticante uma forma de alcançar suas metas. 
 
A ONG só existe em função do apoio dos padrinhos que acreditam na causa. Para continuarmos ampliando a capacidade de atendimento da ONG, essas parcerias são fundamentais. Não existem restrições para ser um padrinho, basta querer, todo mundo pode fazer algo em prol dos nossos pacientes!
Temos não só como padrinhos que ajudam no tratamento das crianças, mas dos padrinhos e madrinhas que doam seu fim de semana, suas noites para poder ajudar, a todos! 

3 comentários:

  1. como posso saber mais sobre equoterapia , faço fisioterapia e me apaixonei por esta especialização ,tem cursos pra fazer

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de poder ver esse projeto na minha cidade, que minha filha pudesse participar...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de me informar sobre a troca das cadeiras de rodas , pois moro no Rio de Janeiro e não existem postos para esse serviço, já iniciei uma campanha (amigos ) e tive que paralisa-la, faria toda campanha de arrecadação, divulgação, armazenagem e entrega dos anéis e cadeiras, mas preciso de ajuda, pois não tenho conhecimentos como efetuar a troca pelas cadeiras. Muto obrigado.

    ResponderExcluir